Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

Recicle!

.

.

Sustentabilidade: um desafio real e estratégico

Sustentabilidade: um desafio real e estratégico

Que a importância de uma organização já não é mais medido apenas pelos seus bens e valor de mercado todo mundo sabe. O que nem todos sabem, no entanto, é que uma das principais formas de se investir na reputação, imagem e competências da empresa e de seus funcionários é através de programas de sustentabilidade nas organizações, uma vez que mobilizações positivas em causas ambientais, econômicas e sociais pode gerar infinitas vantagens competitivas para o negócio.

Entre os benefícios estão a melhoria na imagem para o consumidor, o aumento das vendas internas e externas, a redução de custos e riscos e um aumento da capacidade de inovação da empresa, bem como mais valorização no mercado de capitais, e antecipação à legislação evitando multas e sanções.

 
Construção sustentável

Construção sustentável

Atualmente, na indústria de construção civil, a demanda por métodos de construção sustentável e técnicas de construção verde está crescendo a um ritmo acelerado, como deveria. O atual momento é excelente para construir se você quiser não apenas uma função e durabilidade incríveis, mas também economias de energia e benefícios de longo prazo de seu imóvel. Mas o que realmente significa construção sustentável e o que esses imóveis podem oferecer?

 
Macron convoca ação contra mudança do clima e mobiliza novos esforços

Macron convoca ação contra mudança do clima e mobiliza novos esforços

No dia em que se comemoram dois anos do Acordo de Paris, uma série de novos compromissos foram assumidos por governantes, empresas e mercado financeiro para ajudar a frear o aquecimento global. O movimento ocorreu dentro de um chamado do presidente francês, Emmanuel Macron, que convocou o One Planet Summit, cúpula para reforçar os esforços de combate às mudanças climáticas que reuniu mais de 50 chefes de estado e de governo.

Um dos anúncios mais simbólicos foi do Banco Mundial, que se comprometeu a não mais financiar extração de gás e petróleo depois de 2019. A seguradora AXA disse que está suspendendo todo o desenvolvimento de novas obras de carvão e siderurgia e anunciou que vai quadruplicar seus investimentos verdes, chegando a 12 bilhões de euros até 2020.

 
Como o plástico está afetando nossos oceanos

Como o plástico está afetando nossos oceanos

A invenção do plástico no século 20 por Leo Baekeland nos tornou cada vez mais dependentes do seu uso, de tal forma que agora uma grande porcentagem de quase tudo que compramos contém plástico. No entanto, enquanto estamos contentes em usá-lo, estamos também menos aptos a reciclá-lo na velocidade necessária. Infelizmente, menos de 10% do plástico que produzimos é reciclado. Do resto, 50% segue para aterros sanitários e o restante não é contabilizado, e muito frequentemente segue seu caminho por riachos, rios e indo parar finalmente no mar, onde, devido à sua baixa taxa de decomposição, acaba se acumulando.

 
Tudo o que você pode reciclar no caminhão

Tudo o que você pode reciclar no caminhão

Os caminhões estão entre os veículos mais duráveis que você pode encontrar. Enquanto no caso dos veículos de passeio é comum que os motoristas os troquem a cada cinco ou seis anos, no caso dos caminhões é comum encontrar veículos com dez a quinze anos de idade rodando por aí. Porém, uma hora chega o momento de se despedir deles.

É nesse momento que entram em cena as empresas de reciclagem de caminhão. Elas também podem ser conhecidas como “desmanches”, mas a palavra acabou sendo associada a um estabelecimento ilegal, de forma que se evita a sua utilização. Há muitas empresas legalizadas aptas a desmontar o seu possante por completo e reaproveitar cada uma das partes da melhor maneira possível. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse mundo.

 
Guia EXAME de sustentabilidade analisa empresas brasileiras

Guia EXAME de sustentabilidade analisa empresas brasileiras

O número de pessoas em situação de extrema pobreza caiu pela metade em todo o mundo neste século — bem como a proporção de subnutridos e a taxa de mortalidade de crianças com menos de 5?anos. Ainda assim, quase 1 bilhão de pessoas hoje vivem com uma renda de menos de 1 dólar por dia.

Na seara dos problemas ambientais, o ano de 2017 pode ser um dos mais quentes já registrados, considerando o histórico existente desde o século 19, de acordo com dados divulgados na abertura da COP23, cúpula do clima realizada entre os dias 6 e 10 de novembro na Alemanha. O mais amplo plano em escala global para mudar essa realidade está contido nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançado pela Organização das Nações Unidas em 2015. O documento é composto de 17 tópicos, desdobrados em 169 metas para 2030.

 
É possível empreender com sustentabilidade?

É possível empreender com sustentabilidade?

Diariamente todos somos responsáveis por algum impacto negativo ao meio ambiente, seja no ato de tomar banho ou nos deslocarmos por meio de um veículo automotivo. Com as empresas não seria diferente. Como a meta das organizações é o lucro, para atingir esse objetivo muitas vezes os produtos e serviços são programados para terem uma vida útil otimizada e para isso, algumas características são modificadas, o que consequentemente pode acarretar em impactos nocivos ao meio ambiente. Porém, a falta de preocupação com as ações sustentáveis pode levar a danos irreversíveis à imagem das empresas. Atualmente, empreender, em qualquer tipo e tamanho de negócio, significa dar atenção e preocupar-se com cada aspecto do meio ambiente, em todas as etapas da produção.

É preciso adequar as atividades da empresa ao conceito de desenvolvimento sustentável, de forma que seja alcançada uma licença social para empreender, ou seja, que a sociedade legitime o trabalho daquela empresa como sendo importante para a oferta de serviços e produtos de qualidade, mas que seja percebido que no processo de produção há o esforço da organização em evitar poluição e impactos ambientais negativos. Portanto, seja pela preocupação com a imagem ou pelas multas exorbitantes que pode gerar um desastre ambiental, empresas inteligentes devem se preocupar em manter a gestão ambiental em plena conformidade.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 258