Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Aparecimento de peixes do fundo do mar faz Japão temer novo tsunami

Aparecimento de peixes do fundo do mar faz Japão temer novo tsunami

Nesta semana, dois peixes grandes, de até 11 metros de comprimento, apareceram vivos na costa do Japão. De acordo com a lenda tradicional japonesa, a aparição desses animais pode indicar que um tsunami ou terremoto acontecerá em breve.

Conhecido popularmente como peixe-remo ou peixe regaleco (Regalecus glesne), o animal é tido como o “Mensageiro do Palácio do Mar de Deus” e sua aparição na superfície, segundo a lenda, pode indicar um mau presságio — esse peixe normalmente vive no fundo do mar, podendo vir a superfície quando está doente ou morrendo.

 
A Vale em Brumadinho: a quem interessa a sustentabilidade das empresas?

A Vale em Brumadinho: a quem interessa a sustentabilidade das empresas?

A tragédia em Brumadinho nos traz mais uma vez a reflexão sobre qual é o significado da tão propalada ‘sustentabilidade’ corporativa. Em uma visão mais ampla, a sustentabilidade está ancorada em três pilares, lucro, pessoas, planeta (3Ps em inglês, profit, people, planet). Uma combinação mais equilibrada destes três pilares pode produzir empresas que se sustentam por um longo tempo, ou seja, que tenham lucro, reputação, credibilidade, crédito.

Teoricamente, empresas sustentáveis são aquelas capazes de gerar lucro ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente e as pessoas; seriam, assim, muito bem-vindas por toda a sociedade. Neste conceito, a prosperidade não se limita à sustentabilidade financeira mostrada nos números da contabilidade, contudo não podendo prescindir da mesma para sustentar uma vida saudável em todos os aspectos.

 
Iniciativas de sustentabilidade inovam processos e conquistam Prêmio ECO 2019

Iniciativas de sustentabilidade inovam processos e conquistam Prêmio ECO 2019

No Brasil, o interesse de empresas por práticas socioambientais em seu plano estratégico é uma tendência crescente. Em 2018, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (IES), uma pesquisa desenvolvida pela B3 em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), mostrou que 98% das companhias em atividade no país procuram incorporar aspectos sustentáveis nas metas de desempenho de seus empregados (Em 2017, o índice era de 95% ).

 
Sustentabilidade: os diferentes jeitos de ajudar o meio ambiente sem deixar de cair na folia

Sustentabilidade: os diferentes jeitos de ajudar o meio ambiente sem deixar de cair na folia

Durante o Carnaval no ano passado, a Comlurb recolheu 1.076 toneladas de resíduos entre os dias 9 e 18 de fevereiro, nos blocos, bailes e festas de rua, Sambódromo, Intendente Magalhães (palco dos desfiles das escolas de acesso e agremiações) e entornos. Neste ano, desde o início da Operação Carnaval, no dia 16, a Comlurb já removeu 121,7 toneladas de resíduos dos blocos de rua. A menos de uma semana da folia, não faltam ideias para fazer dessa festa um evento mais sustentável.

Em entrevista ao Destak, a diretora de conteúdo do Menos1Lixo, Marina Marcucci, reuniu quatro dicas de como os foliões podem ser mais conscientes.

 
Mineração sustentável é possível? Tragédias recentes colocam setor em xeque

Mineração sustentável é possível? Tragédias recentes colocam setor em xeque

A mineração é responsável por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Seu produto equivale a um quinto de tudo que é exportado pelo país e o setor emprega, direta e indiretamente, 2,6 milhões de pessoas.

Depois de duas tragédias recentes causadas pelos rompimentos de barragens de rejeito de minério da Vale em Mariana e Brumadinho, que já deixaram, somadas, mais de 170 mortos e um enorme impacto ambiental, a pergunta que fica é: é possível, de fato, que a atividade de mineração seja sustentável?

 
B3 exclui ações da Vale de seu índice de sustentabilidade

B3 exclui ações da Vale de seu índice de sustentabilidade

A operadora da bolsa de valores de São Paulo, B3, afirmou que a ação da mineradora Vale será excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) a partir de 12 de fevereiro, após o desastre do rompimento de barragem de rejeitos da empresa em Brumadinho (MG), que até agora registra saldo de 157 mortos e 182 desaparecidos.

A decisão foi tomada na quinta-feira (7) e, segundo a B3, "não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia".

 
A importância de indivíduos e empresas trabalharem juntos para incrementar a sustentabilidade

A importância de indivíduos e empresas trabalharem juntos para incrementar a sustentabilidade

Muitas empresas ao redor do mundo estão mudando suas estratégias visando um novo mundo mais sustentável. A mentalidade "extrair-produzir-descartar" dominadora das últimas décadas, já encontra bastante resistência nos dias atuais. Grandes organizações já se deram conta de que é preciso mudar seu jeito de fazer negócios. Através de seus líderes, impõem objetivos dentro das suas organizações na busca de superar os desafios econômicos, ambientais e sociais com que se defrontam rotineiramente.

Podemos chamar de Liderança Sustentável esses líderes que criam oportunidades e tomam iniciativas inovadoras para a mudança.

 
Permacultura, o sistema de cultivo ecologicamente viável

Permacultura, o sistema de cultivo ecologicamente viável

Criada nos anos 1970, a permacultura propõe aliar conhecimentos ancestrais sobre a terra a saberes científicos e técnicas desenvolvidas para melhorar o manejo da terra. Para isso, é preciso observar os ecossistemas, saber ler a paisagem que os compõem, reconhecer os padrões que se repetem neles e usar os recursos (água, solo, energia) de maneira consciente, buscando o equilíbrio entre ser humano, terra e trabalho.

A permacultura envolve diversos setores da comunidade, pois utiliza conhecimentos em ciências agrárias mas também se vale de conhecimentos populares – engenharias (sanitária, ambiental, civil, mecânica etc.), arquitetura, geografia e ciências humanas, como estudos sociais. A união desses saberes é que torna o modelo da permacultura mais sustentável.

 
Liberdade, igualdade, fraternidade... e sustentabilidade

Liberdade, igualdade, fraternidade... e sustentabilidade

Há 15 anos, participava de um grupo que reunia executivos de diversas empresas. Nossa missão era decidir o posicionamento do setor sobre questões de responsabilidade ambiental. Naquela época, acreditava que o papel de uma empresa no caso de qualquer responsabilidade (social, ambiental) era uma questão de governança e compliance. Empresas deveriam cumprir rigorosamente as leis. Se isso não bastasse, que o Estado mudasse a regulação.

Mudei de ideia. Um law enforcement (aplicação da lei) não é mais suficiente quando se trata de sustentabilidade. Em um mundo no qual diariamente são publicadas previsões alarmantes sobre o aquecimento global, em que a biodiversidade está em permanente risco, em que a riqueza está cada vez mais concentrada, em um mundo em que a população urbana não para de crescer, vivendo em cidades cada vez mais poluídas, em que a água se torna rapidamente um elemento escasso, seguir as leis simplesmente não vai garantir um futuro promissor às novas gerações.

 
Sustentabilidade: que chato?!

Sustentabilidade: que chato?!

Desde a década de 70, sustentabilidade é um termo muito discutido, e eu diria que, para muitos, já está batido. Virou assunto chato, estagnado, mal entendido e mal interpretado. Muitas vezes, relacionado a um produto feio, uma falsa estratégia de marketing ou a uma sucata. Mas, calma, vamos reconstruir essa imagem juntos.

O que, afinal, é a sustentabilidade e por que ela importa? Vai mudar a minha vida? Depende. Você gosta de conforto? Gosta da sua empresa, de boa comida, de viajar, de fazer compras? Gosta de estar em um lugar limpo, seguro e planejado com inteligência para que você aproveite todas as comodidades? Hum, então você se importa e esse é o primeiro passo.

 
No futuro o chassis de um carro elétrico funcionará como bateria

No futuro o chassis de um carro elétrico funcionará como bateria

Ao mesmo tempo em que o mundo todo busca desenvolver uma cultura de proteção ao meio ambiente, os carros elétricos são uma das mais importantes ferramentas nesse processo, pois o carro é um dos maiores vilões no que se refere à poluição, já que os mais de um bilhão de carros existentes no mundo poluem de forma absurda.

Os carros elétricos funcionam sem emitir nenhum gás poluente, no entanto as barreiras para a produção em massa de carros elétricos estão impedindo que a transição para essa tecnologia ocorra de forma mais rápida.

 
Eleições e sustentabilidade: quais serão os desafios que o próximo presidente enfrentará?

Eleições e sustentabilidade: quais serão os desafios que o próximo presidente enfrentará?

No dia 28 de outubro, com o segundo turno das eleições presidenciais e em mais 15 estados para governador, uma nova gestão definirá o futuro do país entre 2019 a 2022. Além dos desafios sociais e econômicos, o país também se depara com crescentes desafios ambientais. Atualmente o 7º maior emissor de gases de efeito estufa (GEE), o Brasil viu a taxa de desmatamento crescer. Apenas no período eleitoral, entre junho e setembro deste ano, a taxa de desmatamento da Amazônia cresceu 36% em relação ao mesmo período em 2017, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ainda somos um país com dificuldades no acesso a saneamento básico adequado (apenas 45% do esgoto do país é tratado), coleta seletiva municipal restrita (apenas em 18% das cidades) e desigualdades sociais e econômicas gritantes.

 
Nobel de Economia vai para 2 americanos por trabalhos sobre clima

Nobel de Economia vai para 2 americanos por trabalhos sobre clima

Os americanos William D. Nordhaus e Paul M. Romer ganharam nesta segunda-feira o prêmio Nobel de Economia por terem trabalhado em métodos para favorecer o crescimento sustentável e sobre a relação entre a economia e o clima, informou a Academia Real das Ciências da Suécia.

Os dois "desenvolveram métodos que abordam alguns dos assuntos mais fundamentais e urgentes de nosso tempo: o crescimento sustentável em longo prazo na economia global e o bem-estar da população".

De acordo com a Academia Sueca, Nordhaus mostra em suas pesquisas como a atividade econômica interage com a química e a física básica para causar a mudança climática.

 
Cuiabá terá exposição sobre projetos de sustentabilidade

Cuiabá terá exposição sobre projetos de sustentabilidade

Para apresentar suas ações de sustentabilidade o Pantanal Shopping realiza a “Exposição Sustentabilidade Transforma”, de 05 a 25 de outubro, no piso 2 em frente a loja Avenida.
A mostra, além de tornar conhecida todas as ações de sustentabilidade implementados pelo empreendimento, procura incentivar e conscientizar lojistas, colaboradores e a população em geral sobre a importância da responsabilidade socioambiental. Entre as ações realizadas estão: horta orgânica, compostagem, reciclagem do lixo, coleta de óleo, reuso da água, descarte de lâmpadas e recolhimento de pilhas.

De acordo com a arquiteta especialista em sustentabilidade e curadora da exposição, Tatiane Lot, a mostra trabalha com paletes, paisagismo, madeira de reflorestamento e demolição e displays aéreos de uma maneira didática para levar as informações aos visitantes.

 
Logística reversa e sustentabilidade

Logística reversa e sustentabilidade

Nos últimos anos, a sustentabilidade se tornou um dos temas mais discutidos no setor empresarial. Isso é fruto, principalmente, da conscientização social. O ser humano está cada vez mais certo de que os recursos naturais que utiliza são finitos. Dessa maneira, se não nos preocuparmos com o planeta, as próximas gerações estarão ameaçadas. O tripé reduzir, reutilizar e reciclar é uma tendência cada vez mais presente em nossa sociedade.

 
Pequenos negócios estão aderindo à sustentabilidade, segundo pesquisa do Sebrae

Pequenos negócios estão aderindo à sustentabilidade, segundo pesquisa do Sebrae

Práticas que reduzem o consumo de energia e água, de separação e destinação correta dos resíduos sólidos, contratação de mão de obra e fornecedores locais, apoio às comunidades no entorno da empresa e comprometimento com a sustentabilidade são algumas das ações sustentáveis que os pequenos negócios estão adotando, em silêncio, em todo o país, segundo pesquisa inédita realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

A versão integral do estudo Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) está acessível no link: http://bit.ly/PesquisaCSS.Esta é a primeira pesquisa nacional sobre o comportamento dos pequenos negócios em sustentabilidade.

 
Sustentabilidade: os 3 R’s não saíram de moda

Sustentabilidade: os 3 R’s não saíram de moda

A sustentabilidade não só pode como deve partir de pequenas ações, pois elas juntas são capazes de realizar grandes transformações. Cuidar do planeta que nos acolhe não é sobre moda ou tendência, algo passageiro que contagia a todos por um tempo e depois cai no esquecimento. Nos preocupar e atuar para manter saudável o ambiente que nos cerca é uma questão de responsabilidade.

Por vezes podemos ter a impressão de que a água que nos empenhamos em economizar e a sacola plástica que deixamos de usar, não farão a mínima diferença devido ao tamanho do planeta Terra. Porém, vale olhar por outro ângulo e pensar que se cada indivíduo se comprometer em agir de forma consciente em seu dia a dia, evitando desperdícios, descartes inapropriados e reduzindo o uso de poluentes, será possível notar mudanças positivas.

 
Dia da Árvore: 7 espécies brasileiras ameaçadas de extinção

Dia da Árvore: 7 espécies brasileiras ameaçadas de extinção

Cerca de 14% das mais de 60 mil espécies de árvores catalogadas no mundo são encontradas no Brasil, o que dá ao país o título de detentor da maior biodiversidade de árvores do planeta. A informação é de um estudo desenvolvido em 2017 pela Botanical Gardens Conservation International com base nos dados de 500 jardins botânicos. Completando esse cenário, a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, feita pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, indica que 2.113 espécies de árvores presentes no País encontram-se ameaçadas.

 
Ficou bom? Novas regras para IPI não significam carro elétrico mais barato

Ficou bom? Novas regras para IPI não significam carro elétrico mais barato

Fizemos as contas: governo prometeu "reduções", mas tem modelo que vai até pagar mais do que atualmente.

O "Rota 2030", conjunto de regras para a indústria brasileira de automóveis anunciado há quase dois meses pelo governo federal, prometeu dar tranquilidade e garantia para que fabricantes possam planejar o desenvolvimento de seus produtos nos próximos 15 anos -- de novos modelos de carros a novas tecnologias.

Outro ponto que toda a sociedade esperava que fosse destravado é o de automóveis elétricos e híbridos -- ou, pelo menos, de carros mais eficientes e menos poluentes no geral. É consenso entre especialistas que o governo deveria estimular o mercado de elétricos ou híbridos com redução de impostos ou com algum incentivo direto ao comprador -- porque esse é o formato que tem funcionado no restante do mundo há uma década.

 
Comunicando a sustentabilidade: como engajar o público sendo transparente

Comunicando a sustentabilidade: como engajar o público sendo transparente

Se antes a questão da sustentabilidade era vista como algo filantrópico ou mesmo como uma barreira para o mundo dos negócios, agora é parte da estratégia das organizações. Uma pesquisa da KPMG de 2017 aponta que 78% das maiores companhias globais colocam informações sobre responsabilidade corporativa (tema que engloba a contribuição das empresas em relação a problemas sociais, ambientais e econômicos) em seus relatórios financeiros. Pela primeira vez em 10 anos da pesquisa, mais de 60% das empresas de todas as indústrias falam hoje sobre este assunto. O relatório aponta ainda que os maiores temas dentro desse escopo são mudanças climáticas, Objetivos Sustentáveis da ONU (SDGs) e direitos humanos.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 92