Selecione seu Idioma

A Universidade de Manchester foi listada entre as universidades mais sustentáveis.
A Universidade de Manchester foi listada entre as universidades mais sustentáveis.

Desde a revolta de Paris em 1968 até as greves estudantis contra a guerra do Vietnã, os estabelecimentos acadêmicos há muito são instigadores de mudanças sociais.

E, à medida que a crise climática se intensifica, a necessidade de uma transformação em larga escala nunca foi tão urgente. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados Membros das Nações Unidas em 2015 , visa acelerar essa mudança.

O Times Higher Education's (THE) Impact Rankings 2022 é a única lista do mundo que mede as contribuições das universidades em relação a esses objetivos. Globalmente, 1.400 universidades de 106 países ou regiões foram avaliadas em termos de pesquisa, administração, divulgação e ensino.

Aqui estão as instituições - e países - que estão causando o maior impacto no momento.

As universidades mais sustentáveis ​​do mundo

Este ano, a Western Sydney University, uma instituição em Penrith, na Austrália, lidera o grupo no cumprimento dos critérios relacionados aos ODS.

A instituição encontrada foi:

    1º no mundo para ODS6: Água limpa e saneamento.
    2º lugar mundial no ODS12: Consumo e produção responsáveis.
    3º lugar no mundo para ODS5: Igualdade de gênero.
    4º no mundo para ODS10: Redução das desigualdades.
    5º lugar mundial para ODS17: Parceria para os objetivos

Após a classificação do 1º lugar, o vice-reitor e presidente da universidade, professor Barney Glover, disse: “estamos particularmente orgulhosos de nosso trabalho para promover mudanças e transformações sociais importantes com e para nossas comunidades locais, bem como nosso papel de ajudar a produzir o próxima geração de inovadores, líderes de pensamento e cidadãos com espírito cívico.”

O segundo lugar foi para a Arizona State University, nos Estados Unidos. Ficou em 1º lugar no mundo em três categorias de ODS: Cidades e comunidades sustentáveis; Vida abaixo da água; e Vida em terra.

" Nosso planeta está nos pressionando. Estamos aprendendo que nosso planeta não é ilimitado ; ele está tentando nos dizer algo por meio de secas, incêndios florestais, vírus e muito mais", disse Peter Schlosser, vice-presidente da universidade. A instituição fez parceria ou incentivou uma série de iniciativas de sustentabilidade, incluindo o Allen Coral Atlas, a primeira ferramenta de habitat global a mapear os recifes de coral rasos e tropicais do mundo.

A Western University do Canadá também teve uma pontuação alta, alcançando o terceiro lugar. A Western ficou entre as cinco primeiras do mundo em quatro ODS: Erradicação da pobreza, Fome zero, Vida subaquática e Paz, justiça e instituições fortes , e melhorou sua classificação global em 13 dos 17 ODS.

Universidades em economias emergentes têm pontuação alta

Na quarta posição conjunta estavam duas universidades de economias emergentes, a King Abdulaziz University na Arábia Saudita e a Universiti Sains da Malásia. A King Abdulaziz University alcançou a pontuação máxima para o ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura. Enquanto isso, a Universiti Sains Malaysia alcançou o 1º lugar no ODS 17: Parceria para os objetivos.

A Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, ficou em 6º lugar globalmente. Em 2020, a instituição foi apontada como centro oficial do ODS 4: Educação de Qualidade, pelo Impacto Acadêmico das Nações Unidas .

A Queen's University no Canadá alcançou o 7º lugar. Teve uma pontuação alta no ODS 1: combate à pobreza e no ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis.

O Reino Unido alcança a maioria das universidades entre as 100 melhores

A instituição do Reino Unido mais bem classificada foi a Newcastle University em oitavo lugar, seguida pela University of Manchester em nono. A Universidade de Newcastle tem um Comitê de ODS que orienta as ações na universidade , e sua Academia de Desafios Globais reúne pesquisas que apóiam os ODS. Enquanto isso, a Universidade de Manchester assumiu o compromisso de zero carbono em linha com a meta de 2038 da cidade de Manchester. No geral, o Reino Unido tem o maior número de universidades entre as 100 melhores, 20.

A Universidade de Hokkaido, no Japão, completou o top 10 com uma pontuação de primeiro lugar no ODS 2: Combater a fome e uma pontuação alta no ODS 15: Proteger a vida terrestre.

Fonte:

Stephen Hall
weforum

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.