
Inquieta e com uma vontade genuína de transformar o mundo, Yasmine Sterea deixou uma carreira de mais de uma década na moda para dar vida a um movimento global de libertação de meninas e mulheres.
Fundada em 2018, a Free Free nasceu de um projeto pessoal da empreendedora e se transformou em um ecossistema hoje avaliado em 70 milhões de dólares, presente em quatro continentes -- e em plena expansão.
"A verdadeira liberdade está em sermos autênticas, sem nos prender ao que os outros pensam sobre nós. Surge quando assumimos a liderança das nossas vidas e buscamos um propósito mais profundo", disse em entrevista à EXAME.
- Escrito por: Redação

Únicas responsáveis por muitas famílias de renda mais baixa, as mulheres continuam enfrentando mais o endividamento do que os homens, no país. Levantamentos realizados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Serasa (empresa que reúne dados de crédito) mostram o impacto das dívidas para o público feminino.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada neste mês pela CNC, mostra que, apesar de a diferença entre os gêneros ter diminuindo em relação a 2024, o percentual de mulheres endividadas (76,9%) em fevereiro deste ano ainda era superior ao percentual dos homens (76%). Em fevereiro do ano passado, a diferença era de 1,6 ponto percentual (78,8% das mulheres contra 77,2% dos homens).
- Escrito por: Redação

Trinta anos após a histórica Declaração de Pequim, quando 189 países se comprometeram com a igualdade de gênero, um relatório divulgado há poucos dias pela ONU Mulheres revelou um cenário de avanços e retrocessos.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março em todo o mundo, o documento apontou como a polarização política, novas tecnologias, conflitos armados e a emergência climática têm impactado diretamente e em escala global, os direitos femininos - com um em cada quatro países constatando retrocessos significativos até 2024.
- Escrito por: Redação

O ano de 2024 foi o mais quente da história e o primeiro a romper a barreira de 1,5°C de aumento na temperatura média da Terra, estipulado como limite crítico pelo Acordo de Paris. Os dados mostram um aumento de 1,6°C na temperatura média global, que chegou a 15,10°C, e foram divulgados nesta sexta (10) pelo observatório europeu Copernicus.
O recorde que foi batido em todos os continentes superou o ano de 2023 que, desde que os registros começaram em 1850, tinha também sido o mais quente da história. O dia mais quente de 2024 foi 22 de julho, quando a temperatura média do planeta atingiu 17,16°C.
- Escrito por: Redação

O Governo de São Paulo está com inscrições abertas para 1 milhão de vagas em um curso gratuito de Inteligência Artificial. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de março no site do programa Qualifica SP www.qualificasp.sp.gov.br.
Intitulado “IA Para Todos”, o curso é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a StartSe no formato on-line em modo assíncrono, o que permite o estudante realizá-lo quando e onde quiser.
A jornada de aprendizado é dividida em quatro módulos. O primeiro desmistifica a IA, demonstrando que qualquer pessoa pode utilizá-la. O segundo, ensina como integrá-la ao dia a dia. O terceiro, aborda a criação de aplicações para transformar atividades cotidianas em processos mais produtivos. Por fim, a última etapa foca na atualização e uso de diferentes ferramentas.
- Escrito por: Redação

Sim, é possível descartar vidro reciclável em dias de coleta seletiva, desde que bem acondicionado. Mas, o ideal para os munícipes mais conscientes é levar esse tipo de material a pontos de coleta especialmente destinados a armazenar vidro.
Quem vive ou trabalha em São Paulo tem diversos endereços para poder descartar garrafas de vidro, potes de uso cotidiano e entre outros itens.
Os Pontos de Entrega de Vidro é são uma iniciativa conjunta da Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência Reguladora do Município de São Paulo – SP Regula em parceria com as concessionárias de coleta de resíduos sólidos na capital. Nas zonas sul e leste da capital, esse serviço é prestado pela concessionária Ecourbis Ambiental.
- Escrito por: Redação