Seleciona sua linguagem

As vendas de veículos elétricos ultrapassaram 10 milhões em 2022
As vendas de veículos elétricos ultrapassaram 10 milhões em 2022

As vendas de veículos elétricos (VE) aumentaram 60% em 2022, relata Quartz.
Enquanto isso, as vendas de carros convencionais com motores de combustão interna caíram um quarto nos últimos cinco anos.
A China lidera o campo VE - um em cada quatro carros comprados lá em 2022 era um VE.
Embora a transição para VEs seja positiva, não é suficiente para compensar as emissões globais de CO2, dizem os especialistas.

As vendas globais de carros elétricos aumentaram cerca de 60% em 2022, ultrapassando 10 milhões pela primeira vez , embora as vendas de carros tenham sido fracas no ano passado.

Como resultado, um em cada sete carros de passageiros comprados globalmente em 2022 era um VE, de acordo com um relatório recente da Agência Internacional de Energia (AIE). Em 2017, apenas um em cada 70 carros vendidos era um VE.

Coincidindo com esta tendência, as vendas de carros convencionais com motores de combustão interna caíram um quarto nos últimos cinco anos. À medida que os impactos ambientais dos veículos movidos a gás versus os elétricos se desenrolam, mais pessoas podem ser convencidas a comprar um VE.

As vendas de veículos elétricos (VE) aumentaram em todas as regiões do mundo à medida que a produção aumentou, os preços do petróleo subiram e as políticas direcionadas visavam apoiá-los no mercado.

VEs na China, UE e EUA

Os mercados de VEs que se destacam são os da China, onde um em cada quatro carros comprados em 2022 era um VE; a União Européia com um em cada cinco; e os Estados Unidos, onde quase um em cada dez carros comprados no ano passado era um VE.

As vendas totais de carros, por sua vez, caíram perto de 0,5%, para cerca de 75 milhões em 2022, após crescerem em 2021. Os mercados de carros encolheram mais nos EUA e na UE, 8% e 4%, respectivamente. Isso se deveu em parte à escassez de componentes, bem como ao aumento da inflação e às taxas de juros mais altas . No entanto, lugares como a China viram as vendas de automóveis de passageiros aumentarem mais de 10%.

Embora o aumento indique uma tendência na busca por veículos eletrificados, não é suficiente para compensar as emissões globais de CO2. A IEA estima que as emissões de CO2 dos SUVs, o tipo de carro mais popular comprado, em todo o mundo atingiram quase bilhões de toneladas em 2022.

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação Sustentabilidades

Clarissa Diaz
WEF

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.