Selecione seu Idioma

Consumidores apontam a falta de informação e transparência
Consumidores apontam a falta de informação e transparência

Um estudo global da consultoria Bain & Company divulgado recentemente aponta que cerca de 80% dos brasileiros são seriamente preocupados com questões envolvendo sustentabilidade e mudanças climáticas. Um nível de preocupação acima da média mundial levantada pelo estudo, que ficou em 65%. 

Mas será que esse engajamento é colocado em prática nas compras dos brasileiros? Segundo Daniela Carbinato, que liderou o estudo, ainda existem desafios a serem vencidas nesse sentido.

Segundo a pesquisa, 27% dos consumidores ouvidos apontam como barreira para a compra a falta de informação e transparência sobre a sustentabilidade praticada pelas empresas responsáveis pelos produtos.

Ao mesmo tempo, 19% mencionaram que os rótulos e certificações são confusos. Por fim, 21% indicam que comprariam mais se as empresas fossem mais transparentes sobre seus produtos.

“Há uma preocupação do consumidor de acreditar que faz escolhas saudáveis e sustentáveis, mas que, na verdade, não são”, destaca Daniela.

Além disso, a pesquisa mostra que, no Brasil, quase 60% dos consumidores utilizam as embalagens como principal fonte de informação sobre os produtos, seguido de descrições online, recomendações e anúncios.

“Esses últimos são fundamentais, já que os consumidores pouco entendem o que os selos de certificações realmente significam. É o caso de produtos orgânicos, veganos, rastreáveis, naturais, integrais, entre outros”, defende a executiva.

Como reconhecer

Produtos veganos

O Selo Vegano, concedido pela Sociedade vegetariana Brasileira e exibido nos rótulos de alimentos, certifica que o produto não possui ingredientes de origem animal, que a empresa não testa produtos finalizados em animais e que fabricantes fornecedores não testam os ingredientes em animais.

Produtos orgânicos

Já os produtos orgânicos devem ter certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e os requisitos vão além de não conter contaminantes externos. Eles precisam oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. 

Rastreabilidade

Dizer que um produto possui rastreabilidade quer dizer que é possível acompanhar sua jornada desde a fabricação até a chegada ao consumidor. Algumas marcas disponibilizam QR Codes nas embalagens para transmitir essas informações. 

Sinalização

Os dados sobre necessidade de sinalização em loja também chamam a atenção: 20% dos consumidores brasileiros a classificam como importante fonte de informação, quase 1,5 vez mais do que a média global considerou. “Isso coloca a jornada de compra na loja como importante fator de compra na decisão”, comenta Daniela.

Para ela, a sustentabilidade e a preocupação com a saúde não são mais questões nichadas, abrindo um leque de oportunidades para as empresas. Mas ressalta: facilitar a comunicação é fundamental.

"A informação precisa ser direta e símbolos não resolvem o problema. Os rótulos devem ser explicativos, com comunicação simples, QR Codes devem ser funcionais e práticos, trazendo a informação sobre aquele sele da certificação que aparece na embalagem. Isso é ajudar da educação do consumidor”, avalia.

Fonte:

Maria Emilia Zampieri
Globorural

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.