Selecione seu Idioma

O projeto do terminal em formato digital prevê como será a construção.
O projeto do terminal em formato digital prevê como será a construção.

Pensando em sustentabilidade e economia, um novo terminal rodoviário, prestes a ser inaugurado no centro do Rio de Janeiro, será construído com estruturas metálicas, usadas durante as Olimpíadas de 2016. O projeto ainda está em fase de detalhamentos, mas a Prefeitura já está realizando a desmontagem da galeria técnica do Centro Internacional de Transmissão, o IBC, no Parque Olímpico. 

Cerca de 700 toneladas de aço serão reaproveitadas, economizando R$ 22 milhões para os cofres públicos da cidade. O diretor de operações da Companhia Carioca de Parcerias, Luiz Eduardo da Silva, pontua que a ação cumpre uma das determinações do legado olímpico, de reutilizar estruturas para melhorias na cidade. 

A desmontagem da estrutura olímpica durará em média 120 dias. O novo terminal visa integrar o BRT com 22 linhas de ônibus municipais e também com as linhas 1 e 2 do VLT.

Usar um sistema construtivo feito de aço acarreta uma série de benefícios, senda elas a liberdade da criação do projeto; a flexibilidade; e a compatibilidade com outros materiais. Além disso, o aço garante uma maior organização em canteiros de obras, já que é uma estrutura pré-fabricada.

"O aço, por ser 100% reciclável, permite que estruturas possam ser desmontadas e reaproveitadas com menor geração de rejeitos", explica Luiz. Para o meio ambiente, o aço é essencial, pois pode minimizar impactos ambientais, já que é menos agressivo ao planeta.

O Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) acredita que o uso de um sistema construtivo como este possibilita a economia circular, seja pelo reaproveitamentos, seja pela diminuição de impactos.

Fonte:

Casa e Jardim

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.