Seleciona sua linguagem

Projeto usa plástico desperdiçado para consertar estradas rachadas
Projeto usa plástico desperdiçado para consertar estradas rachadas

Estradas rachadas e desgastadas podem ser frustrantes para os motoristas, mas na Universidade do Texas em Arlington , um professor de engenharia civil e seus pesquisadores esperam criar uma solução de longo prazo.

Dr. Sahadat Hossain lidera a equipe composta por alunos de doutorado e um pesquisador associado de pós-doutorado. Eles passaram os últimos três a quatro anos em um projeto de estrada de plástico para reutilizar plástico desperdiçado no asfalto.

Com experiência em gerenciamento sustentável de resíduos, o Dr. Hossain disse: "Não queremos que o plástico vá para o aterro". Existem muitos tipos de plástico, alguns recicláveis ​​e outros não recicláveis.

Dr. Hossain disse que eles coletaram todos os tipos de plástico para pesquisa.

Após 2.000 testes, eles se sentem confiantes com a combinação que criaram. Cada amostra foi testada quanto ao desgaste e durabilidade, resistência à derrapagem e resistência. 

Em última análise, o Dr. Hossain disse que seu material com plástico é mais forte do que o que é usado atualmente para preencher rachaduras nas estradas.

O Dr. Hossain disse que a ideia foi apresentada ao Departamento de Transportes do Texas (TxDOT). Eles agora estão trabalhando com o distrito de TxDOT em Dallas para implementá-lo em um local e continuar a pesquisa fora do laboratório. Ele acredita que isso começará no verão de 2023.

Ele também está em negociações com a UT Arlington para implementar o material rodoviário de plástico em Greek Row, onde há um histórico de rachaduras nas ruas.

O Dr. Hossain disse que as estradas geralmente são consertadas a cada um ou dois anos, mas com o material plástico das estradas, ele acredita que durará dez anos antes que a manutenção seja necessária. Isso o torna mais econômico e sustentável.

"Este é o exemplo perfeito de engenharia sustentável. Reduzir, reutilizar e reciclar", disse o Dr. Hossain. 

Dr. Hossain também está indo para Bangladesh no final de abril para instalar seu material plástico no exterior. Ele também tem interesse da Etiópia.

"Isso é um divisor de águas para mim na indústria de pavimentos", disse ele. Dr. Hossain e sua equipe estão abrindo caminho para um mundo mais sustentável. 

University of Texas at Arlington - Universidade do Texas em Arlington

Veja o vídeo: https://youtu.be/P4XPPKy36Rg

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação Sustentabilidades

Tiffany Liou
WFAA

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.