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 Primeira vez que um elétrico lidera o ranking global
Primeira vez que um elétrico lidera o ranking global

A Tesla alcançou um grande marco no primeiro trimestre em meio a sua cruzada para aumentar a adoção global de EV – produzindo o carro mais vendido do mundo.

Mas a fabricante de veículos elétricos pode ter pago um alto preço com margens de lucro menores.

Um novo relatório da empresa de dados JATO Dynamics, juntamente com o site automotivo Motor.1.com, descobriu que o Tesla Model Y foi o veículo mais vendido globalmente no primeiro trimestre do ano , marcando a primeira vez que um EV foi o mais vendido. vendo veículo.

A JATO disse que a Tesla vendeu 267.200 Model Ys no primeiro trimestre, um aumento de 69% em relação ao ano anterior. O segundo carro mais vendido foi o Corolla da Toyota, com 256.400 veículos vendidos globalmente. Os dados da JATO abrangem 53 mercados internacionais, além de dados e previsões para 31 outros mercados e estimativas para o equilíbrio dos mercados globais.

Para a Tesla, pode ser o início de uma nova tendência de vendas para o Modelo Y, que pode ser o líder global em vendas em 2023.

“Parece que a Tesla está com o vento a favor porque o Model Y é um SUV e é elétrico, uma combinação ganha-ganha no momento”, disse Felipe Munoz, especialista da indústria da JATO, em relatório publicado no Motor1.com. “Por outro lado, o Corolla tem a vantagem de ser um produto verdadeiramente global, estando disponível em quase todos os países do mundo. Isso o torna menos vulnerável a qualquer confronto geopolítico entre a China e os Estados Unidos, por exemplo.”

Aprofundando os dados, a JATO descobriu que a China representava 35% de todas as vendas do Modelo Y, com os EUA logo atrás, com 31%. Para esses dois países, as vendas do Modelo Y cresceram 26% na China e impressionantes 68% nos EUA em relação ao ano anterior. O Tesla Model Y também foi o veículo mais vendido na UE.

Dos 5 veículos mais vendidos, os outros quatro lugares são ocupados por veículos Toyota - o Corolla, a picape Hilux, o RAV4/Wildlander CUV e o sedã Camry.

Mesmo que a Tesla expanda sua presença e pretenda lançar um veículo gen-3 mais barato, a empresa está pagando um custo para aumentar suas vendas do Modelo Y.

A Tesla instituiu vários cortes de preços nos EUA, na Ásia e em alguns mercados europeus no primeiro trimestre deste ano; em sua demonstração de resultados, a empresa relatou que as margens brutas caíram para 19,3% , refletindo os custos desses cortes de preços.

De acordo com dados compilados pelo Yahoo Finance, o Model Y Long Range da Tesla começou o ano com um preço sugerido de US$ 65.990. A versão agora tem um preço inicial de US$ 50.490, uma queda de US$ 15.500 ou 23,4% desde o início do ano.

Embora uma queda nas margens brutas seja uma preocupação significativa para os investidores, o CEO Elon Musk diz que não está preocupado, porque tudo faz parte de sua visão para a empresa.

“Nós consideramos que buscar volumes maiores e uma frota maior é a escolha certa aqui, em vez de um volume menor e uma margem maior”, disse Musk.durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da empresa.

Musk acredita que a empresa, com o tempo, poderá gerar lucros significativos por meio de serviços como FSD (condução totalmente autônoma) e serviços de autonomia de piloto automático. “Acreditamos que estamos preparando o terreno aqui e que é melhor enviar um grande número de carros com uma margem menor e, posteriormente, colher essa margem no futuro à medida que aperfeiçoamos a autonomia”, disse ele.

Os investidores da Tesla e os especialistas da indústria automotiva estarão ansiosos para ver se a tendência de aumento das vendas do Modelo Y continua no segundo trimestre com o crédito fiscal federal EV disponível para todo o trimestre nos EUA. No entanto, a empresa pode enfrentar alguns ventos contrários na China devido a fraqueza macroeconômica recente.

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação Sustentabilidades

Pras Subramanian
Yahoo finance

 

 

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