Parcerias

Curtir no Facebook

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

Recicle!

.

.

OIT anuncia portal para denúncias de trabalho forçado e análogo à escravidão

OIT anuncia portal para denúncias de trabalho forçado e análogo à escravidão

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) se uniram a fim de criar um portal para ampliar o número de denúncias vindas do campo.

“Inicialmente o portal foi concebido apenas para uso dos sindicatos rurais, mas decidimos ampliar seu acesso para toda a sociedade, pois constatamos que até então não existia nenhum canal de denúncias online”, explicou na quarta-feira, 11 de novembro, o vice-diretor e oficial encarregado do escritório da OIT no Brasil, Stanley Gacek.

 
Renováveis têm potencial para substituir combustíveis fósseis até 2030

Renováveis têm potencial para substituir combustíveis fósseis até 2030

As energias renováveis são o segundo maior gerador de eletricidade do mundo, com potencial de destronar os combustíveis fósseis até 2030. O dado consta do relatório World Energy Outlook 2015, divulgado recentemente pela Agência Internacional de Energia (AIE).

Em 2014, as energias renováveis responderam por quase metade de todas as novas usinas construídas no mundo, de acordo com o levantamento.

Para o diretor-executivo da AIE, Fatih Birol, o relatório é um indicativo da consolidação da indústria de energia renovável. "Ela não é mais um nicho, tornou-se um combustível mainstream", destacou ele ao jornal The Guardian.

 
Instituto Ecofuturo lança e-book sobre prática de educação ambiental

Instituto Ecofuturo lança e-book sobre prática de educação ambiental

O Instituto Ecofuturo, que busca produzir e disseminar conteúdo para a construção de uma cultura de sustentabilidade, lançou em seu portal na segunda-feira, 18 de novembro, o livro digital Atividades em Áreas Naturais, da ambientalista Rita Mendonça.

A publicação foi elaborada pensando nas relações com a natureza e aborda uma série de possibilidades vivenciais, para que essa relação do contato direto, sensível e livre seja parte do nosso processo de desenvolvimento.

 
Governo zera imposto de importação para carro elétrico e a hidrogênio

Governo zera imposto de importação para carro elétrico e a hidrogênio

O governo federal zerou o Imposto de Importação para automóveis movidos unicamente a eletricidade ou hidrogênio, que tinham alíquota de 35%. A resolução foi publicada na terça-feira (27/10) pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no Diário Oficial da União.
A medida em vigor exige autonomia de pelo menos 80 quilômetros com uma carga. Serão beneficiadas unidades importadas, desmontadas ou semidesmontadas.

Além disso, os modelos híbridos, que trabalham com propulsor elétrico aliado a outro tradicional a combustão, continuarão com alíquota entre zero e 7%, dependendo da cilindrada e da eficiência energética.

A Camex já havia reduzido o tributo dos veículos híbridos sem tecnologia de recarga externa (com motor a combustão) em setembro do ano passado. A novidade agora é ampliação para os híbridos com recarga na tomada. Os modelos híbridos com incentivo fiscal podem levar até 6 pessoas e não podem ultrapassar 3.0 litros do motor a combustão.

 
Adesão de brasileiros a energia solar e eólica ultrapassa marca de 1.000 conexões

Adesão de brasileiros a energia solar e eólica ultrapassa marca de 1.000 conexões

A geração distribuída de energia superou em outubro a marca de 1.000 adesões de consumidores. Ao todo, são 1.125 conexões no País que representam potência instalada de 13,1 megawatts (MW). A fonte mais utilizada pelos consumidores é a solar com 1.074 adesões, seguida da eólica com 30 instalações, de acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Veja o gráfico que apresenta o número de conexões por fonte e tabela que apresenta a potência instalada desses geradores em quilowatts (kW).

Atualmente, o estado que possui mais micro e minigeradores é Minas Gerais com 213 conexões, seguido de Rio de Janeiro com 110 e Rio Grande do Sul com 109. Veja aqui.

 
Renováveis responderão por 26% da energia mundial até 2020

Renováveis responderão por 26% da energia mundial até 2020

As fontes renováveis serão as grandes responsáveis pelo aumento da capacidade energética global até 2020, segundo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) divulgado em outubro. Elas responderão por dois terços de todo o aumento previsto para esse período. O levantamento foi apresentado a ministros de energia dos países que compõem o G20 – como Brasil, Argentina, China, Japão, Estados Unidos e União Europeia.

A projeção é que, nos próximos cinco anos, as fontes renováveis acrescentem ao sistema 700 gigawatts (GW) – número que, segundo o órgão, equivale a mais que o dobro da atual capacidade energética do Japão. Vale ressaltar que mais da metade desse aumento não virá das hidrelétricas, mas de parques eólicos (que aproveitam a força dos ventos para gerar eletricidade), e de usinas fotovoltaicas (que usam a luz do sol).

 
11 documentários para construir um novo olhar sobre a questão ambiental

11 documentários para construir um novo olhar sobre a questão ambiental

Como dizia o ditado, "uma imagem vale mais do que mil palavras”. Documentários, apesar de terem a premissa de retratarem a "realidade", também são filmes e, portanto, construções audiovisuais que a mostram a partir de certos pontos de vista. Mesmo assim, eles podem ter o poder de sensibilizar o espectador ao mesmo tempo em que informam. O poder da imagem e a combinação com uma boa direção podem fazer com que as pessoas percebam a dimensão de questões que não aparecem tanto no dia a dia.

Às vezes, matérias de sites e jornais não mostram, por exemplo, os efeitos de ações não amigáveis ao meio ambiente de forma sensorial; mas após ouvir e assistir ao impactante conjunto de sons e imagens, é difícil não se sentir mais envolvido com a causa. Se você tem interesse em mudar sua postura, um bom início é ter contato com esse universo de boas produções que também podem ser informativas.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 7 de 249