Selecione seu Idioma

Confira dicas de cursos e formações sobre ESG
Confira dicas de cursos e formações sobre ESG

A adoção de boas-práticas de sustentabilidade, governança e relações sociais pelas empresas veio para ficar. O termo ESG (Ambiental, Social e Governança) está sendo cada vez mais discutido e trabalhado no ambiente de negócios como um fator de competitividade e sobrevivência no mercado.

Por isso, trouxemos algumas dicas e sugestões de cursos e capacitações para que você possa ter maior conhecimento sobre as práticas ESG e, com isso, dar início a uma agenda ESG na sua empresa. E o melhor: alguns cursos são gratuitos, e você nem precisa sair de casa! Aproveite!

Cursos ESG gratuitos

Confira a lista de cursos gratuitos e on-line que abordam a temática ESG: 

Curso de Introdução ao ESG: A Civics, primeira edtech Social do Brasil, oferece um curso introdutório e prático sobre ESG. As aulas são ministradas por Fábio Alperowitch, CEO da Fama Investimentos, um dos primeiros investidores a trabalhar o tema no país.

ESG: um novo jeito de investir: B3, em parceria com a XP e a BlackRock, ensina investidores e interessados no conceito e práticas sobre ESG. São seis módulos, integrados em 18 conteúdos com infográficos, vídeo-aulas e textos para estudar de acordo com a sua disponibilidade. 

ESG, o que todo profissional deve saber: Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (INBS) oferece curso com certificado válido em todo país. São abordados temas como a história, o surgimento e os três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança), além de práticas ESG, desempenho e benefícios.

Jornada Executivo de Impacto: Semana de conteúdos gratuitos ESG com foco nas habilidades necessárias para profissionais se aperfeiçoarem na temática. Essa jornada é aberta periodicamente pela Exame Academy. Você também pode assinar a Newsletter Exame ESG e receber as principais tendências ESG.

Micro Cursos Gratuitos com Certificação sobre ESG: A Unieducar oferece vários conteúdos e cursos sobre ESG. Existem opções gratuitas e pagas com preços acessíveis.

Formação profissional

Também existem instituições renomadas de formação profissional que ofertam cursos pagos sobre ESG em seu portfólio. Veja abaixo:

ESG da Teoria à Prática: Lidando com a Complexidade – A Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) e o Instituto Ipê ofertam um curso de 56 horas em formato on-line de síncrono. 

Gestão em Sustentabilidade e ESG – Esse curso é on-line e possui 70 horas. Ele é oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Exame Academy – Oferece vários cursos ESG e MBA, com carga horária de 70 horas. Todos on-line.

PUC SP – Tem um curso chamado ESG e Impacto Social das Práticas Corporativas. O curso é on-line, síncrono e tem 20h.

ESALQ/USP – Traz o curso ESG & Gestão- Potencializando resultados do negócio, EAD, com 48h e on-line.

IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) – Apresenta o curso ESG: como repensar e inovar os negócios em um mundo em transformação, com 30h e on-line.

FIA (Fundação Instituto Administração) – Possui o curso Stakeholders e ESG, em formato on-line e com 76h.

Vale lembrar que essas e outras instituições também possuem cursos de especialização e mestrado nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade, que incluem o tema ESG no currículo. Assim, se você quiser se aprofundar mais sobre o tema, busque informações e contatos nos sites das instituições de educação e veja se atende ao seu perfil e às suas demandas profissionais.

Não se esqueça, se você quer implantar ou iniciar uma agenda ESG na sua empresa, o primeiro passo é estudar mais sobre o tema e verificar como aplicá-lo à realidade do seu negócio.

Fonte:

Sebrae

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.